Logística reversa de pneus

economia circular – logística reversa de pneus
Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os pontos de coleta de materiais recicláveis são de responsabilidade dos comerciantes e distribuidores.
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos criou programa de logística reversa e, só no ano passado, coletou cerca de 43 milhões de pneus usados de carros de passeio, totalizando 380 mil toneladas de material, para serem reaproveitados de formas aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas.
“Pneus descartados de forma incorreta contribuem para o agravamento das condições ambientais e de saúde nas cidades, e, se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo do Sistema ANIP/Reciclanip.
Com 720 municípios em parceria com a Reciclanip, entidade gestora do programa, os pontos de coleta guardam o material que não tem mais condições de uso e uma transportadora conveniada retira o material. Depois, os pneus são triturados.
O material beneficiado pode ser utilizado para fabricação de solas de calçados, dutos de água pluviais, asfalto-borracha, tapetes de carros, pisos industriais, pisos de quadras de esportes e na substituição do coque de petróleo usado em fornos pela indústria cimenteira.
Saiba mais:

Pontos do Coleta | ANIP/Reciclanip: https://bit.ly/3uwsyo4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *