SOS Rio Tietê

A mancha de poluição do rio Tietê ultrapassa 122km, um aumento de área morta de 43% em relação aos dados do ano passado do Observando o Rio Tietê. Este estudo é feito anualmente pela Fundação SOS Mata Atlantica e monitora 576km do maior rio paulista, que corta o estado de leste a oeste. 

Estão comprometidas as bacias do Alto Tietê, Sorocoba Médio Tietê e Piracicaba-Capivari-Jundiaí (PCJ), o que corresponde à metade da Bacia Hidrográfica do Rio Tietê.

Os dados mostram que 7,3% (4 pontos) da área monitorada tem qualidade péssima da água, 18,2% (10 pontos) tem qualidade ruim e 61,8% (34 pontos) tem qualidade regular. Com qualidade boa, apenas 12,7% (7 pontos) dos locais monitorados.

Em Barra Bonita, onde são feitos passeios de barco que podem subir eclusas, a poluição já afeta inclusive o turismo. A água está com intensa coloração verde.

A análise dos dados aponta a urbanização descontrolada na região do Tietê como uma das causas diretas do aumento da poluição das águas. 

Leia também:

Observando os Rios 2022 – SOS Mata Atlantica: http://observandoosrios.sosma.org.br/

Mancha de poluição no Rio Tietê aumenta 40% nos últimos 12 meses e agora se estende por 122 quilômetros – G1: http://glo.bo/3R6Pm8i

Tietê, um rio de sujeira e contradições

http://goo.gl/YXj5ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *