A bacia do São Francisco abrange Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. O rio principal, com aproximadamente 2800km, banha 521 municípios, nascendo na serra da Canastra (MG), atravessando o estado da Bahia e marcando a divisa entre Sergipe e Alagoas até desaguar no oceano. É uma das mais importantes bacias hidrográficas do país e Rio São Francisco e seus 158 afluentes drenam uma área de 640 mil km².
SubMédio e Baixo São Francisco – a transposição de parte das águas do Velho Chico afetou intensamente o ecossistema, sem resolver o problema da seca do semiárido. O desequilíbrio é sistêmico e evidente, com a depredação ambiental.
Médio São Francisco – esta é a maior região da bacia, com importante produção de frutas e hortícolas. De Pirapora, em Minas, até Remanso, na Bahia, é urgente racionalizar o uso da água para irrigação. Até a recarga de aquíferos tem sido prejudicada pelo agronegócio.
Alto São Francisco – da nascente até a cidade de Pirapora (MG), esse trecho ocupa uma área de 110.696 km2, correspondente a 17% área superficial da região. Na região, destacam-se as atividades industriais e a mineração. Os principais cursos de água da região, além do São Francisco, são os rios Pará, Indaiá, Abaeté e Lambari.
Saiba mais:
Região Hidrográfica do São Francisco – ANA: https://bit.ly/3MIjkNC
Comitê da Bacia do Rio São Francisco – CBHSF: https://cbhsaofrancisco.org.br/