Saneamento e praia própria

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea-RJ) divulgou que duas praias urbanas cariocas que estavam superpoluídas por esgoto, a da Urca e a do Flamengo, estão com condições próprias para banho. Explica que a condição é atribuída ao período da seca, com menos chuvas levando água de drenagem para praia. O assessor de comunicação da prefeitura também adiciona que outras duas ações contribuíram para a balneabilidade dessas duas praias: a tubulação que leva esgotos ao emissário submarino em Ipanema foi limpa; a concessionária Águas do Rio deixou de abrir as comportas dos rios Banana Podre e Berquó, que cruzam com rio canalizado em Botafogo.

Em maio deste ano, reportagem denunciou que a Unidade de Tratamento da Praia do Flamengo não estava funcionando e 26 milhões de litros de esgoto estavam sendo despejados por dia no local. Na ocasião, nem o governo do estado nem a prefeitura tinham explicações para a falha da unidade.

Na Urca, garis e mergulhadores do Instituto Mar Urbano removeram 19,6 toneladas de resíduos sólidos no ano passado. Ao lado da mureta, os mergulhadores relataram um “cemitério de pneus”.

Saiba mais:

Ausência de chuvas deixa Praia de Botafogo própria para o banho neste fim de semana, diz Inea – G1: http://glo.bo/3Rr5EKj
Comunicação Prefeitura do RJ – Twitter Emanuel Alencar: https://bit.ly/3Rp6LdC
Garis e mergulhadores removem 19,6 tons de resíduos da Urca – Conexão Planeta: https://bit.ly/3nRDpaf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *