Urina diluída é o melhor fertilizante

No mundo todo já repararam e este é um conhecimento popular ancestral: as plantas ficam mais bonitas e crescem mais fortes quando recebem uma dose diluída de urina de vez em quando. Isso acontece porque a urina humana contém muito nitrogênio (N), fósforo (P) e até potássio (K). Eis o NPK disponível, acessível e abundante para todos! 

Pensando nisso, desde o ano passado, os moradores e administração da maior ilha da Suécia no Mar Báltico abraçaram um projeto liderado pela Universidade Sueca de Ciências Agrícolas (SLU) para coletar urina humana em urinóis portáteis instalados em vários locais turísticos durante a alta temporada. 

O objetivo do projeto Sanitation360 é coletar mais de 70 mil litros de xixi em 3 anos, evitando que a urina seja despejada no mar sem tratamento e também aproveitando o material (depois de seco e transformado em pó) como fertilizante natural, eliminando também a necessidade comprar fertilizantes químicos que poluem a água da ilha.

Vários estudos acadêmicos já provam e indicam o aproveitamento da urina como fertilizante natural a ser usada pela agricultura orgância, agrofloresta e sustentável. Recentemente, a Elsevier também publicou artigo sobre o tema que explica como a urina pode ser sim uma fontes orgânica, com pouco ou nenhum custo, que pode ser usada como fertilizante para cultivo orgânico.

 Saiba mais:

The urine revolution: how recycling pee could help to save the world – Nature, Fev/22: https://go.nature.com/3QJ4fxj

Human urine as a source of alternative natural fertilizer in agriculture: A flight of fancy or an achievable reality – Elsevier/ Science Direct: https://bit.ly/3eO9GO1

Testing the use of human urine as a natural fertilizer for crops – Phys.org: https://bit.ly/3La71dU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.