Oi, nós somos os botos da Amazônia

Só nos rios da Amazônia moram os botos encantados. Em mais nenhum lugar do planeta, só neste ambiente. Boto não dorme, vem de repente, vira gente e encanta quem está na frente. Em mais nenhum lugar do planeta. Como é bom de ver no sol poente: o boto dança, mergulha, canta, ri.

O rosa é fantasia. Dessa cor, quem pintou? O tucuxi, acinzentado, é também boto encantado, parente dos golfinhos marinhos, na Amazônia ambientado.

Os cientistas classificam quatro espécies: a 𝘐𝘯𝘪𝘢 𝘨𝘦𝘰𝘧𝘧𝘳𝘦𝘯𝘴𝘪𝘴, na Bacia Amazônica e do rio Orinoco; a 𝘐𝘯𝘪𝘢 𝘣𝘰𝘭𝘪𝘷𝘪𝘦𝘯𝘴𝘪𝘴, na Bacia do rio Madeira; e a 𝘐𝘯𝘪𝘢 𝘢𝘳𝘢𝘨𝘶𝘢𝘪𝘢𝘦𝘯𝘴𝘪𝘴, na Bacia Araguaia-Tocantins. Temos também o 𝘚𝘰𝘵𝘢𝘭𝘪𝘢 𝘧𝘭𝘶𝘷𝘪𝘢𝘵𝘪𝘭𝘪𝘴, na bacia do Amazonas e do Tapajós. Todas essas espécies estão ameaçadas de extinção.

Que o ecoturismo resgate nosso olhar para os botos. Em setembro, a vila de Alter do Chão a 37km de Santarém, no Pará, realiza a festa mais antiga da Amazônia: o Sairé (ou Çairé, na grafia antiga) e a disputa dos botos. A festa secular tem, na sua origem, uma celebração indígena. Os jesuítas, como forma de catequizar os nativos da Amazônia, apropriaram-se do ritual tupinambá e inseriram novos símbolos do cristianismo, cantos e orações. Inculturação da fé, isto é, um método para harmonizar a cultura nativa e o cristianismo. Atualmente, além do ritual religioso, a festa realiza uma disputa entre duas escolas: a do boto rosa e a do tucuxi.

Este ano, o programação oficial da festa começa no sábado 14 de setembro com o cortejo fluvial de busca dos mastros. No fim da tarde, moradores e turistas fazem um ritual com beija-fita e ladainhas com participação especial da pianista Carla Ruaro. Na mesma noite, tem apresentação da Banda Espanta-cão e do grupo de mulheres indígenas Karuanas. Depois a festa tem 6 dias de pausa ritualística para apreciar e mergulhar nas belezas do Tapajós, e recomeça na sexta, 20, com a disputa dos botos.

Saiba mais:
Boto cor-de-rosa entra na lista de ‘perigo de extinção’: https://bit.ly/3MjpQwI
Sairé ou Çairé 2024: https://bit.ly/4cBM0Vx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *