Água em Transe

Toda terça-feira, um novo episódio de “Água em Transe” é lançado nas principais plataformas de streaming. O podcast de O Joio e o Trigo investiga a crise hídrica no país e nos convida para mergulhar em investigações profundas, indo de pista em pista. A narrativa costura de forma inteligente áudios de arquivo, entrevistas com pessoas diretamente envolvidas no tema, além de pesquisadores, cientistas e muitos dados. Com cerca de 50 minutos de duração, “Água em Transe” prova como é bom ouvir reportagens bem produzidas, com direção de som impecável, deixando nossa imaginação livre para criar e visualizar o que estamos ouvindo.

Sinopse dos episódios no ar:

QUEM LEVOU A ÁGUA PRA DENTRO DA GARRAFA? (João Peres)
A jornada começa no lago Titicaca, na Bolívia. Em meio a esse paraíso, somos confrontados com uma triste realidade: um cemitério de garrafas PET de água mineral, descartadas por turistas. Passo a passo, vamos desvendar os bastidores da indústria da água engarrafada, controlada por multinacionais como Coca-Cola, Danone e Pepsico.
https://abre.ai/lhVo

LAVADORES DE LEGUMES: UMA ATIVIDADE INVISÍVEL (Luisa Coelho)
Quanta água é gasta para que uma batata lavada chegue limpinha ao supermercado? Além do consumo de água, o episódio discute as condições de trabalho dos lavadores de legumes, que passam o dia molhados em barracões próximos a rios, em situações análogas à escravidão.
https://abre.ai/lhVp

SEM TERRA, SEM ÁGUA, SEM RUMO (Maíra Mathias)
Este episódio explora a “indústria da seca” no Nordeste e a privatização das águas pelos latifúndios hídricos. A luta pela água nos “perímetros de irrigação” criados por governos para beneficiar o agronegócio no semiárido (que cobre 23% dos municípios brasileiros) intensifica os conflitos e desigualdades, especialmente nas áreas onde o acesso a esse recurso vital é ainda mais disputado.
https://abre.ai/lhVx

A temporada propõe uma reflexão urgente sobre o que está acontecendo com a água, este recurso fundamental para a vida e um direito humano básico e universal. Ao desvendar os mecanismos da indústria da seca, da água e os impactos da privatização, o podcast nos alerta para os riscos da apropriação da água por multinacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *