Glifosato (RoundUp®) vai ser proibido no México

Na véspera do ano novo, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador publicou um decreto declarando que o país conhecido por ser o lugar de origem do milho vai descontinuar o consumo de milho geneticamente modificado e de glifosato (RoundUp®), mas gradualmente, até banir o agrotóxico e o milho transgênico por completo em 2024.

O México é o primeiro país das Américas a declarar uma decisão que vai contra as grandes transnacionais do agronegócio e contra a escalada do setor no país. Na União Europeia, a discussão para banir o uso de glifosato também aponta 2024 como ano limite. A Áustria já baniu seu uso em 2019.

Diversos estudos mostram que o glifosato, que é solúvel em água, atinge os lençóis freáticos, contamina o solo e provoca a morte da microfauna. Além disso, há um longo debate científico sobre os riscos do produto causar câncer em humanos.

Saiba mais:


“Uso de Glifosato en México: López Obrador y el enojo de las trasnacionales de la agroindustria” DW América Latina: https://p.dw.com/p/3pbmn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *