As plantas suam

Por que quando estamos perto de áreas verdes urbanas o clima fica mais fresco? Porque no processo de fotossíntese as plantas transpiram um refrescante vapor de água. E elas transpiram muito mais que os animais. As plantas suam! Quanto mais quente e seco, mais elas transpiram, sugando água pela raiz, que vai sendo bombeada pelos vasos vegetais ao longo do corpo da planta até chegar às folhas. Lá, os estômatos se abrem como microportais para refrescar a atmosfera. Uma árvore grande pode bombear do solo e transpirar mais de mil litros de água num único dia.

Nessa passagem do estado líquido para o gasoso muita energia é absorvida e isso também resfria a superfície foliar. Como as folhas não retém calor e ainda liberam vapor, suas sombras são mais frescas que quaisquer outras sombras artificiais. 

Por outro lado, o concreto e o asfalto absorvem calor e aquecem o ar acima dele. No verão, essas superfícies sem árvores podem ultrapassar 50ºC de temperatura. Por isso, é preciso esverdear o cinza urbano.

Quer mais motivos para se engajar na preservação de praças e parques e apoiar a recuperação de áreas abandonadas da cidade? As áreas verdes também reduzem a intensidade do vento, o risco de enchentes, melhoram a qualidade do ar, reduzem o estresse e ajudam contra a poluição sonora. 

Saiba mais:

Transpiração vegetal – Infoescola: https://bit.ly/2JEJSEc

1 comentário em “As plantas suam”

  1. Pingback: Como fazer um projeto de arquitetura verde? - Pensar Cursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *