Incêndios no Canadá

Incêndios no Canadá foram notícia no mundo todo. Rapidamente, cerca de 450 áreas estavam sendo consumidas pelo fogo e metade de todos esses incêndios estavam totalmente fora de controle de acordo com os bombeiros canadenses. Mais de 740.000 hectares foram destruídos. A situação até agora está caótica e isto exige reflexões e debates sérios.

O Canadá é famoso por sua indústria de plantações de abetos (madeira e celulose), de pinheiros (madeira), de eucaliptos (madeira) e de álamos (celulose), que pela uniformidade de tons são conhecidos como “desertos verdes”. Com alta densidade de árvores iguais plantadas umas muito próximas das outras, todas com genética, estrutura, altura e resistência semelhantes, quando surge fogo (ou uma doença), todas as árvores ficam suscetíveis.

Florestas são ecossistemas com grande biodiversidade, complexidade de relações entre diferentes seres vivos e por isso tem mais resiliência. Plantações uniformes de monoculturas de árvores não.

Outra reflexão urgente é colocar em xeque os tais créditos de carbono adquiridos através de supostas compra de plantações de monoculturas de árvores. Primeiro porque essas monoculturas industriais de árvores que visam o cultivo intensivo são claramente plantadas para fins financeiros, não para fins ambientais e ecossistêmicos. Segundo porque não faz sentido vender créditos ou licença para grandes poluidores continuarem poluindo, se a meta global é reduzir a emissão de gases. Terceiro porque incêndios como esses acabam com os sumidouros de carbono de um momento para outro. Imagina quantos gases do efeito estufa estão sendo lançados na atmosfera por esse inferno canadense?

Enquanto o fogo destruia árvores, gases tóxicos e partículas suspensas no ar dispersaram-se na atmosfera. Para termos ideia, mais 100 milhões de pessoas foram atingidas pela fumaça no norte do continente. Nova York ficou totalmente encoberta. Segundo o Instituto Norueguês de Pesquisa Climática e Ambiental (NILU), a fumaça canadense chegou até a antiga região dos vikings. Mais que isso. Todos esses incêndios agravaram a crise climática mais um pouco.

Saiba mais:
Canada wildfire crews try to control the uncontrollable – BBC Canada: https://bit.ly/3p28xrP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *