Nível trófico

O nível trófico da alimentação/cadeia alimentar representa onde cada ser vivo está quando se analisa seu nível de transferência de energia no ecossistema. Quanto mais eficiente for a alimentação do ser, mais perto da fonte de energia (sol) está sua alimentação. Assim, os seres mais eficientes usam ou gastam menos matéria do ecossistema para se alimentar.

  1. Produtores primários: As plantas produzem o próprio alimento através da fotossíntese e por isso são autotróficas, ocupando o primeiro nível da cadeia. 
  2. Consumidores primários e secundários: Os consumidores são todos os outros seres que obtêm energia se alimentando de outros organismos. Daí temos herbívoros (que comem plantas), carnívoros (que comem herbívoros e até outros carnívoros) e predadores alfas. 

Essa cadeia explica como os bichos sobrevivem na natureza.

Nós, humanos, construímos um sistema para viver em sociedade. Atualmente, a maioria de nós compra a alimentação em supermercados, feiras, restaurantes e lanchonetes. Nos distanciamos da natureza e nossa percepção de eficiência/qualidade nutricional também foi distorcida. 

Somos seres onívoros e podemos comer de tudo. Nosso corpo pode ser plenamente bem alimentado, causando baixo impacto sistêmico, comendo apenas plantas, frutas, bebendo água e tomando sol. Ocasionalmente, poderíamos até comer carne, pois somos onívoros e não morreríamos ao fazê-lo. Acontece que a sociedade moderna inverteu nossos valores alimentares. 

Vamos analisar o caso da soja. Produzimos centenas de milhões de toneladas de grãos em uma área plantada de monocultura que ocupa quase 40 milhões de hectares de terra. A maior parte dessa soja é usada para ração animal. Ou seja, toda essa produção não é nem para alimentar humanos, mas para alimentar os “consumidores primários” que depois serão comidos por humanos. É um desperdício enorme de energia, além de saber que tanto a soja como o gado são os principais responsáveis pelo desmatamento ilegal e uso de venenos no solo.

Saiba mais:

ENEM Cadeia Alimentar – Brasil escola: https://bit.ly/3fA3u7u

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *