Economia circular e reciclagem de eletrônicos

Relatório “Cewaste”, financiado pela União Européia, recomenda reciclagem obrigatória de produtos eletrônicos contendo metais raros. O diretor do fórum WEEE, uma associação internacional de organizações de Responsabilidade de Produtores de Resíduos Eletrônicos, explica que a economia circular deve ser regulamentada. 

No Brasil, a Confederação Nacional Da Indústria – CNI (SP) tem divulgado informações na mesma linha: “A economia circular consiste na criação de processos que permitam o reaproveitamento não só dos produtos, como dos insumos agregados à produção”, explicou a diretora de Relações Internacionais da CNI, Mônica Messenberg. Por exemplo, só 10% dos smartphones descartados são reaproveitados. Cada aparelho tem vidro, alumínio, cobre e, no circuito, miligramas de ouro, prata, paládio e platina. “Um milhão de iPhones contêm quase 16 toneladas de cobre, 350kg de prata, 34kg de ouro e 15kg de paládio.”

Em reportagem publicada no jornal inglês The Guardian, Federico Magalini, consultor que colaborou no relatório Cewaste, disse: “Se deixarmos os negócios como de costume, vamos dissipar os materiais e em 20 anos teremos uma escassez. Falta incentivo econômico para reciclar alguns materiais atualmente. ”

Saiba mais:

“Economia circular revoluciona formas de produzir e consumir”, Valor Econômico: https://glo.bo/2LMZKDP

“Os metais valiosos contidos em seu smartphone – e por que ele pode se tornar um problema ambiental”, BBC: https://bbc.in/2OhLO6oThe Guardian – série de reportagens sobre Economia Circular: https://bit.ly/31t53CH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *