O Brasil recicla apenas 1% de todo o lixo plástico gerado anualmente. No mundo todo, menos de 10% das embalagens plásticas – de garrafas PET até potinhos de iogurte, potinhos de manteiga e similares, embalagens de óleo, de vinagre, sacolinhas – são recicladas. Os fabricantes sabem que suas embalagens vão parar em lixões, córregos e oceanos. Sabem que estão transformando o mundo todo em um grande lixão.
Em uma reportagem chocante da agência americana NPR, Laura Leebrick, da empresa de reciclagem Rogue Disposal & Recycling, confirma que o resíduo plástico não é transformado em novos produtos de plástico para serem vendidos: o custo da operação de reciclagem do plástico nunca fez esse negócio verdadeiramente viável, e os fabricantes de embalagens e a indústria do petróleo sempre souberam disso. Em uma palestra de 1974, uma pessoa da indústria afirmou: “Há sérias dúvidas de que (a reciclagem de plástico) possa se tornar economicamente viável”.
Fomos enganados por muito tempo. Devemos evitar a todo custo comprar qualquer produto em recipiente de plástico ou embalado com plástico. Lutar por uma mudança na lei que proíba o uso de plástico para este fim supérfluo, de uso único. Que seja usado para fins duráveis ou fundamentais (como produtos de saúde, por exemplo), mas não para embalagens.
Saiba mais:
“How Big Oil Misled The Public Into Believing Plastic Would Be Recycled” – NPR: https://n.pr/2FBlTEs
“Brasil recicla apenas 1% do lixo plástico produzido” – O GLOBO: https://glo.bo/3kub5XZ
“A whopping 91% of plastic isn’t recycled” – National Geographic: https://on.natgeo.com/32rrEgS