Diga não para embalagens plásticas

O Brasil recicla apenas 1% de todo lixo plástico gerado anualmente. No mundo todo, menos de 10% das embalagens plásticas –de garrafas PETS até potinhos de iogurte, potinhos de manteiga e imitações, embalagens de óleo, de vinagre, sacolinhas– são recicladas. Os fabricantes sabem que suas embalagens vão parar em lixões, em córregos, nos oceanos. Sabem que estão transformando o mundo todo em um grande lixão. 

Em reportagem chocante da agência americana NPR, Laura Leebrick da empresa de reciclagem Rogue Disposal & Recycling confirma que o resíduo plástico não é transformado em novas coisas de plástico para serem vendidas: o custo da operação de reciclagem do plástico nunca fez esse negócio verdadeiramente viável e que as fabricantes de embalagens e indústria de petróleo sempre souberam disso. Em uma palestra de 1974, uma pessoa da indústria afirmou: “Há sérias dúvidas de que (a reciclagem de plástico) possa se tornar economicamente viável”. 

Fomos enganados por muito tempo. Devemos evitar a todo custo comprar qualquer produto em recipiente de plástico ou embalados com plástico. Lutar para uma mudança na lei que proíba o uso de plástico para este fim supérfluo, de uso único. Que seja usado para fins duráveis ou fundamentais (como produtos de saúde, por exemplo), mas não para embalagens. 

Saiba mais:

“How Big Oil Misled The Public Into Believing Plastic Would Be Recycled” – NPR: https://n.pr/2FBlTEs

“Brasil recicla apenas 1% do lixo plástico produzido” – O GLOBO: https://glo.bo/3kub5XZ“A whopping 91% of plastic isn’t recycled” – National Geographic: https://on.natgeo.com/32rrEgS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *