Dia Mundial do Banheiro

#SaneamentoTemSolução – Hoje é o Dia Mundial do Banheiro e no Brasil ainda temos 5 milhões de pessoas sem acesso a um banheiro privado, digno e seguro, entre pessoas em situação de rua, moradores de comunidades periféricas urbanas e áreas rurais pobres. Sem acesso ao vaso sanitário e sem acesso a um chuveiro.

A definição de uma data no calendário oficial pela ONU para conscientização global sobre o BANHEIRO tem como objetivo chamar atenção para quantas pessoas em pleno século XXI ainda não têm acesso a um local seguro para fazer suas necessidades básicas diárias vitais. 

Também na data amplia-se o debate sobre a urgência da universalização do acesso ao esgotamento sanitário, que deve estar ligado a todo banheiro, e que é um direito humano fundamental declarado pela ONU há mais de sete anos. A pandemia evidenciou como a falta de saneamento é um problema de saúde pública e como as pessoas sem acesso ao básico ficam em uma situação de extrema vulnerabilidade, sem conseguir manter as mínimas condições de higiene.

Hoje, entre 10h e meio-dia, um evento de alto nível organizado pelo Instituto Água e Saneamento reuniu especialistas do saneamento no Brasil para discutir os desafios do país que ocupa o posto de uma das maiores economias do mundo e ainda tem metade da população sem acesso a esgotamento sanitário.

Saiba mais:

Dia Mundial do Banheiro: https://diamundialdobanheiro.org.br/
DEBATE: Saneamento em tempos de crises – https://youtu.be/_RmousTLslQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.