Desperdício Zero

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas reconhece os  programas que reduzem, reutilizam e reciclam o lixo municipal como eficazes e de alto impacto para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O princípio fundamental das soluções de desperdício zero é retornar de forma segura à natureza ou à sociedade tudo o que produzimos e consumimos. Precisamos adotar princípios de conservação de material, redução de resíduos tóxicos, acesso e distribuição equitativa de recursos para atingir a meta do Acordo de Paris de manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C. Além disso, essas soluções, incluindo redução de resíduos, redesenho, compostagem, biogás, responsabilidade do produtor, transformação de hábitos de consumo, empoderamento comunitário e reciclagem poderiam ser implementados hoje usando inovações existentes – com resultados imediatos. Recicladores de base, formuladores de políticas e profissionais inovadores já demonstraram que o desperdício zero é uma estratégia viável.

Juntas, essas estratégias práticas de baixo para cima fornecem algumas das melhores soluções descentralizadas urbanas para reduzir a poluição climática e apresentam enormes oportunidades para o desenvolvimento de economias locais vibrantes.

Baixe o Glossário da Justiça Climática:

bit.ly/GloJustClima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *