Gestão pública do básico

Há 25 anos os serviços de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos do município português de Setúbal tinham sido privatizados. Além da falta de manutenção da rede e falhas no serviço, o custo da tarifa para os moradores estava acima da média. No ano passado, um movimento político e da sociedade civil organizada culminou na recuperação da gestão pública desses serviços, seguindo a tendência de toda a Europa. 

Para 2023, a prefeitura já anunciou redução da tarifa para todos, chegando a 20% para quem consome muitos metros cúbicos de água por mês e 60% para quem consome pouca água e é de baixa renda.

A cidade de Setúbal é casa para 124 mil habitantes e fica a 48 quilômetros de Lisboa, com vista para a Reserva Natural do Estuário do Sado, patrimônio natural de interesse botânico e faunístico. A paisagem costeira revela praias belíssimas cercadas por montanhas. O centro histórico da vila guarda construções muito antigas e, também, um dos mais bonitos Mercados Públicos de Portugal. É óbvio dizer que Setúbal tem vocação natural para o turismo. 

Saiba mais:

PL 261/2023 – CESSÃO DA POSIÇÃO CONTRATUAL PELO MUNICÍPIO DE SETÚBAL A FAVOR DOS S.M.S. – Município de Setúbal | 01/02/2023: https://bit.ly/3jm85Sy 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *