Demarcação já

Essas 13 Terras Indígenas foram listadas desde o governo de transição como áreas para demarcação imediata. Com todos os documentos prontos, essas terras já poderiam (e deveriam) ter sido homologadas em governos anteriores. Pela demora, sofrem com a invasão de garimpeiros, madeireiros, grileiros e fazendeiros. Até assassinato de caciques essas TIs já sofreram. E que fique claro: mesmo com a homologação, todos invasores são criminosos e, identificados, devem ser punidos conforme a lei.

Nas Terras Indígenas, é vetado arrendamento da terra e uso por não-indígenas. Estudos apontam que as TIs são as principais barreiras contra o avanço do desmatamento. Além dessas 13 TIs, outras 61 terras já foram declaradas pelo Ministério da Justiça, uma etapa anterior à homologação. Há ainda 43 com relatório aprovado pela Funai e outras 124 em estágio de estudo por grupo de trabalho.

Conta Txai Suruí, do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia e Associação Kanindé, que perguntaram a ela quem eram os verdadeiros donos da terra. E assim ela respondeu: 

  • – “Não acreditamos que a terra tenha dono, quem quer tomar posse dela são vocês. Parece até que nós somos os invasores e que não estávamos aqui antes. Negam mais uma vez a história deste lugar e também toda a resistência travada por nós até agora. A delimitação do território foi inventada pelo não indígena; antes disso nosso território não tinha fronteiras. Caminhávamos por toda a terra originária. Hoje, a demarcação é luta essencial para os povos indígenas. Uma luta pela dignidade que respeite nossas culturas e modos de vida. Sem demarcação, o território em disputa fica mais fragilizado e reflete em outros problemas, como a falta de políticas públicas específicas que são garantidas por lei para essas comunidades. Além de retirar a autonomia dos povos sobre seus próprios territórios”.  

Essas 13 terras são:

Na Amazônia

TIs Uneiuxi, Rio Gregório, Arara do Rio Amônia, Acapuri de Cima

População: 1480 pessoas

No Centro-Oeste:

TIs Cacique Fontoura

População: 489 pessoas

No Nordeste:

TIs Potiguara de Monte-Mor, Xukuru-Kariri, Kariri-Xocó e Aldeia Velha

População: 14.224 pessoas

No Sul

TIs Morro dos Cavalos, Toldo Imbu e Rio dos Índios

População: 643 pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *