Aceiro

Aceiros são faixas sem vegetação, de 3m a 6m (quatro vezes a altura da vegetação da borda), para barrar a propagação do fogo em florestas, matas ou áreas rurais. Abaixo, um passo a passo de como organizar e fazer um aceiro preventivo.

Materiais necessários:
– Enxadas, foices, machados, roçadeira.
– Equipamento de proteção individual: óculos de proteção, luvas e botas.
– Água para beber durante o trabalho.

Técnica do “golpe único” – adotada quando se tem um grupo de voluntários e brigadistas. É importante ter instrumentos (enxadas e ancinhos) para todos trabalharem juntos.1) abrir a faixa do aceiro – Enfileirar um voluntário ao lado do outro para todos executarem a abertura da faixa ao mesmo tempo. Cada voluntário vai limpar 3 metros a sua frente com uso de enxadas, machados, facões e foices;2) varrer a faixa do aceiro – Com o ancinho, também conhecido como rastelo de jardim, é o momento de varrer as folhas e outros materiais, raspando e nivelando a terra. 3) roçar a bordadura, de igual largura do aceiro, com uma roçadeira.

Técnica por “setor”, quando não há muitos voluntários para ajudar. 1) delimitar vários setores de 3m por 10m até o comprimento total de onde deverá ser feito o aceiro. Abrir um setor na sequência do outro, conforme o corpo permitir. Depois de abrir os setores, fazer a limpeza com o ancinho e fazer a bordadura, setor a setor.

 
OBS: O aceiro emergencial é feito durante ação de combate a incêndio e a largura da faixa deve ser de 4 ou 5 vezes a altura da vegetação.

Saiba mais:


Aceiro é uma técnica utilizada para prevenir ou atrasar os incêndios
https://agro20.com.br/aceiro/
Como fazer um aceiro – Governo do Mato Grosso: https://youtu.be/YNUw3rLqnL8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *