Barragens são obstáculos para reprodução dos peixes

O impacto ambiental das barragens é muito grande. Povos ribeirinhos historicamente dependem do rio para se alimentar e para se locomover. Com as barragens, tanto a pesca como a própria comunicação fluvial entre comunidades são imensamente prejudicadas.


No ENEM 2017, uma pergunta falou sobre como as barragens aniquilam o ciclo natural de reprodução de diversas espécies de peixes que migram para desovar nas cabeceiras dos rios durante a piracema (palavra de origem tupi que significa a saída dos peixes, movimento migratório).


As barragens são grandes obstáculos no rio. A maioria dos peixes adultos não consegue subir para chegar de volta à cabeceira, nem com as supostas “escadarias aquáticas” na lateral dessas gigantescas construções. Se são um obstáculo intransponível para os adultos, também são um problema para os filhotes, que ficam em situação desprotegida e morrem antes de chegar às várzeas. O defesoDurante a reprodução dos peixes, a pesca comercial fica restrita. Isso acontece no mundo todo. No Brasil, o período conhecido como defeso dura mais ou menos 4 meses, na maioria dos estados entre novembro e fevereiro. Nos estados do sul, começa em outubro e termina em janeiro. Em Roraima é diferente, com o defeso entre março e junho.


Saiba mais:

“Brasiliensis: As Ameaças ao Dourado na Bacia do Rio Uruguai”: http://brasiliensis.com.br/

Piracema – Infoescola: https://goo.gl/354VNh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *