Terrorismo de barragem

Vale espalha medo, eleva o nível de risco de rompimento da barragem em São Gonçalo do Rio Abaixo e tenta espantar a população local. Muitos moradores foram evacuados na marra, mas outros resistem à remoção. Ué, se há risco de uma barragem romper e matar milhares de pessoas, a medida correta seria impedir a operação da mineradora e aumentar a segurança do local. 

A pressão da Vale é relatada pela população, que indignada provoca o Ministério Público Estadual e aponta negligência da prefeitura. Em reuniões de negociação com órgãos do governo, a mineradora, que tem estudos de prospecção na área, tem conseguido a preferência “de compra do território” para continuar operando livre e impunemente.

No Observatório da Mineração, moradores contam o método sujo usado para “pegar carona” no medo causado por Brumadinho, alarmar a população e dominar novos territórios: “A Vale nos expulsou de casa porque quer minerar nesta região. A gente vê ela muito interessada em comprar os terrenos, mas só negocia em blocos, nunca com algum morador isoladamente. Ela dizia que era importante negociarmos logo para que pudéssemos reconstruir nossas vidas”.

Saiba mais:

“Vale usa “terrorismo de barragem” para expandir projetos contra comunidades em Minas Gerais” – Observatório da Mineração: https://bit.ly/3yyCrGo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *