
ÁGUA, a sopa de Oparin e a origem da vida! A hipótese do biólogo Alexander Oparin, desenvolvida na década de 20, explica a evolução molecular ou química na Terra, que teria dado condições para a formação dos primeiros seres vivos por volta de 4 a 3 bilhões de anos atrás.
Segundo Oparin, quando a Terra ainda era uma bola de fogo, a atmosfera primitiva estava repleta de metano (CH4), amônia (NH3) e o hidrogênio (H), lançados pela intensa atividade vulcânica. Ainda não havia oxigênio (O2).Toda a água evaporava com a temperatura elevadíssima, preenchendo o ar com vapor.
Com o primeiro resfriamento da Terra, começaram tempestades fortíssimas que duraram eras. As descargas elétricas dos raios e a radiação solar deram energia para a reação entre os gases da atmosfera primitiva e o vapor d’água. Depois de milhões de anos, as planícies foram alagadas, formando mares e oceanos primitivos cheios de átomos, a famosa “sopa de Oparin” ou “sopa primordial”. Nessa mistura, surgiram os primeiros aminoácidos.
A Terra começou a esquentar novamente e essas moléculas simples começaram a sofrer uma desidratação, fazendo ligações peptídicas. Assim surgiram moléculas orgânicas complexas, as primeiras proteínas.
A evolução química gradual seguia seu processo. As proteínas se agruparam envolvidas por uma membrana aquosa: “os coacervados”, uma estrutura orgânica. Essa membrana aquosa teria sido a precursora da membrana plasmática das células. Essas células seriam precursoras das células procariontes.
Décadas depois, Pier Luigi Luisi ampliou essa ideia ao propor que a vida surgiu de sistemas químicos integrados. Para ele, a vida emerge de sistemas auto-organizados, com fronteiras e dinâmica interna, como os coacervados. Essa visão se conecta à ecologia profunda: a vida é uma rede interdependente, onde nada existe isoladamente. Mas vai além, porque tem uma dimensão transcendental nesse processo, que também aparece nos saberes indígenas e no pensamento do cientista brasileiro Antonio Donato Nobre, ao reconhecer a Terra como um organismo vivo, dotado de sabedoria e consciência próprias.
Saiba mais:
O que é a sopa primordial? – Unicamp Lqes: https://bit.ly/3IctsgI
OPARIN, A. I. The Origin of Life. Tradução de Ann Synge: https://www.uv.es/~orilife/textos/The%20Origin%20of%20Life.pdf
MILLER, S. L. A production of amino acids under possible primitive Earth conditions. Science, v. 117, n. 3046, p. 528-529, 1953: https://www.science.org/doi/10.1126/science.117.3046.528
NOBRE, Antonio Donato. Antonio Donato Nobre no Selvagem ciclo 2019: https://www.youtube.com/watch?v=Nhom_vWVFos
EVOLUÇÃO química – origem da vida – Prof. Guilherme: https://www.youtube.com/watch?v=C0PtwKZpjfU