Tensão superficial da água

Você já se perguntou por que a água não transborda da gota de orvalho? Por que gotas de água tem formato esférico? Ou por que alguns insetos conseguem andar sobre a água? Ou como é possível fazer uma pedrinha quicar no rio antes de afundar?  Isso tudo acontece por causa da “tensão superficial da água”, que é a mais alta de todos os líquidos. É também por causa dessa tensão superficial da água que ao pular de barriga em uma piscina nós ficamos com a barriga toda vermelha! 

Isso acontece porque as moléculas de H20 que estão na superfície só são atraídas por moléculas de H20 abaixo e ao lado delas, uma vez que para cima existe o ar. Nessa parte superior, as moléculas criam uma camada de ligações de hidrogênio, que funciona como uma película elástica e provoca a contração do líquido. Essa força intermolecular é muito intensa, o que faz com que haja uma forte atração entre as moléculas. Abaixo desta membrana na superfície, as moléculas correm em todas as direções com atração mútua de mesma força.

Saiba mais:

Perguntas de vestibular sobre ligação de hidrogênio e tensão superficial da água- Mundo Educação: https://bit.ly/3zQewPC”

Tensão Superficial da Água” – Brasil Escola: https://bit.ly/3uh4Dtm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *