Despoluir e restaurar rios

Despoluir e restaurar os ecossistemas dos rios são passos estratégicos na gestão dos recursos hídricos e no plano de adaptação climática, com secas e enchentes extremas acontecendo com mais frequência e intensidade.  

Esta é uma prioridade global descrita em pelo menos quatro objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas: ODS 6, água e saneamento; ODS 11, cidades e comunidades sustentáveis;  ODS 13, ação contra a mudança climática e ODS 14, vida na água.

Paris, Londres, Lisboa, várias outras cidades da Europa cruzadas pelo Reno, Seul,  Singapura conseguiram despoluir seus rios urbanos. São exemplos reais mostrando que é possível transformar um rio poluído em um rio vivo, com benefícios coletivos. 

Como está a saúde do rio da sua cidade? E o risco de falta d’água no período seco? E as enchentes de verão?

POR QUE PRECISAMOS DESPOLUIR E RESTAURAR RIOS?

Sabemos que nos rios encontramos água doce na superfície disponível naturalmente e são os rios que abastecem a maior parte dos reservatórios artificiais. Se temos água, ela não pode estar poluída.

A poluição de um rio e degradação do seu ecossistema determina a adequação para muitos usos humanos, como beber, tomar banho, cozinhar, assim como a irrigação e atividades socioeconômicas. Além disso, a poluição afeta o habitat e a qualidade de vida dos peixes e outros animais selvagens. Ecossistemas de água doce podem ser os ecossistemas mais ameaçados do mundo atualmente.

Saiba mais: 

“Primeiro passo é despoluir os rios” – El País: https://bit.ly/3sokPcF

Despoluir rios é possível no Brasil? – https://bit.ly/3spfMZb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *